domingo, novembro 14, 2010

Clássicos Já

A Ficção e a Fantasia têm comandado o mercado literário. Vampiros, bruxos, lobisomens, anjos, demônios, fantasmas, monstros, aventuras no espaço e pela mitologia são apenas alguns assuntos que podemos encontrar. É tudo muito bom, tudo muito bom, mas e os clássicos, onde ficam?


Depois de ler livros com guerras enormes, criaturas estranhas e mundos paralelos, que tal dar um tempo com uma leitura mais leve e romântica? Aqui vai as dicas!


JANE EYRE
Charlotte Bronte.

A história de uma orfã que, depois de muito sofrer quanto jovem, enfrenta grandes provações em sua fase adulta apenas para encontrar o verdadeiro amor.

O livro é simplesmente lindo! É pequeno, uma leitura leve e divertida, e, apesar de não ser em si muito romântico, vale muito a pena ler!
A história de Jane é contada por ela mesma, como uma auto biografia da própria personagem. Seus planos, suas opiniões. Sua personalidade lembra levemente Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito. De novo, vale a pena ler!

O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Bronte

Único romance publicado por Emily Bronte, o Morro dos Ventos Uivantes conta a história dos personagens Heathcliff e Cathy e seu romance amaldiçoado e vingativo.

No começo, eu queria parar. No meio, eu queria devorar o livro inteiro de uma vez só. A história é tocante, te faz pensar muito sobre o que realmente é o amor e quando amor vira obsessão. Os personagens tem personalidades fortes e são muito bem caracterizados pela autora. É um clássico da literatura inglesa que todos deveriam ter na estante!


Orgulho e Preconceito
Jane Austen

Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Ma-ra-vi-lho-so. O clássico mais clássico dos clássicos, como diz uma amiga. Jane Austen, com seu humor sagaz e sua escrita irônica dá vida aos personagens e a este romance, com diálogos realistas e situações pra lá de românticas. Mas fique avisada: depois do Mr. Darcy, você não vai querer mais homem nenhum!

Bom, coloquei um de cada das minhas autoras favoritas. Mas, da Jane Austen, também recomendo Razão e Sensibilidade, Emma, Persuasão e Mansfield Park.

Espero que tenham gostado. Boa leitura!

Má.

2 comentários:

Larissa Moura Fang disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Moura Fang disse...

gostei mt dessa lista... ouvi falar sobre morro dos ventos uivantes e orgulho e preconceito, mas depois dessa postagem eu realmente quero lê-los! bjos

Larissa - http://letrasdoinfinito.blogspot.com/

Postar um comentário

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p